Corpo converte a luz solar em vitamina D

O nosso corpo tem a capacidade de produzir a sua própria vitamina D quando a pele é exposta aos raios ultra violeta do sol, mais especificamente à radiação ultravioleta (UVB).

Quando os raios ultravioleta atingem a nossa pele acontece uma reacção química: o nosso corpo inicia o processo de converter uma hormona da pele em vitamina D,

Neste processo, uma variante de colesterol chamada como dehydrocholesterol 7 (7.DHC) que se encontra naturalmente na nossa pele, absorve a radiação UVB e converte-se em Colecalciferol. Colecalciferol é a forma de pré-vitamina D3.

Em seguida a pré-vitamina D3 vai para o fígado onde começa a ser metabolizada transformando-se em hidroxivitamina D que também é conhecida como 25-hidroxivitamina ou 25(OH). Depois os rins convertem a 25(OH) em hidroxivitamina D também chamada de 1,25-di-hidroxivitamina D ou 25 (OH) 2D, sendo esta a forma hormonal da vitamina D que o nosso corpo pode usar.

Estima-se que devemos obter mais de 90% da nossa vitamina D através de exposição solar. Isto significa que precisamos de 5 a 30 minutos de exposição desprotegida do rosto, braços, pernas ou costas entre as 10 horas da manhã e as 15 horas da tarde, de duas a três vezes por semana.
...

Porque será que a indústria farmacêutica recomenda tanto a utilização de protectores solares? Porque será que há tanta gente com doenças auto-imunes devido à falta de vitamina D e dependente de tomar anti-inflamatórios?

Que negócio é este?

Veja uma alternativa de obtenção de vitamina D3 através da utilização de produtos naturais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dieta artrite de John Pagano

Artrite psoriásica: tratamentos naturais

Tratamento da artrite psoriática